
DRA. LUIZA HELENA
HARMONIZAÇÃO FACIAL
PROCEDIMENTOS
BICHECTOMIA
A bichectomia é um procedimento cirúrgico em que realizamos a retirada total ou parcial de estruturas gordurosas que se localizam entre a maxila e a mandíbula, chamadas de "bolas de bichat". Sua finalidade é proporcionar ao paciente um rosto mais fino e alongado, deixando as maçãs e o contorno da mandíbula mais marcadas.
COMO É FEITA A AVALIAÇÃO?

Inicialmente, o paciente é submetido a uma avaliação profissional. Em nosso primeiro contato, tiramos todas e quaisquer dúvidas sobre o procedimento. O objetivo é deixá-lo confortável, pois sabemos das expectativas envolvendo esse tipo de cirurgia, principalmente quando se trata de alguma alteração no rosto, que é o nosso cartão de visita. Porém, a BICHECTOMIA fará, de maneira sutíl, a mudanca que você tanto espera.
Além disso, será solicitado alguns exames pré-cirúrgicos para checar a existência de alguma doença de base, como diabetes, cardiopatia, entre outras.

PARA QUEM A BICHECTOMIA É INDICADA?
A cirurgia é indicada para pessoas que apresentam um rosto mais arredondado, volume pouco definido, bochechas muito grandes ou pouca definição da mandíbula devido a gordura da papada e pescoço.

QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES?
Em alguns casos, esse procedimento acaba não sendo indicado. O formato do rosto, por exemplo, é um fator importante para que o paciente esteja apto a passar pela cirurgia.
Pessoas com o rosto fino é magro correm o risco de sofrerem com o envelhecimento precoce, por exemplo.
Confira outros fatores de contraindicação:
* Pessoas que realizam tratamento de radioterapia ou quimioterapia;
* Que possuem cardiopatias severas;
* Com infecções locais ou sistêmicas;
* Com deficiências de coagulação;
* Com problemas hepáticos e renais graves;
* Grávidas
* Menores de idade.
COMO A CIRURGIA É REALIZADA?
A cirurgia dura em torno de uma hora. Com anestesia local, fazemos uma pequena incisão no local definido para retirada da gordura, em cada lado da face.
Após a remoção, é feita a sutura interna, sem deixar cicatrizes externas. Após 7 dias, o paciente deve retornar ao consultório para fazer a remoção dos pontos.
A bichectomia é uma cirurgia irreversível. Isso quer dizer que, após o procedimento ser realizado, não conseguimos voltar ao formato original dessa região do rosto.

COMO É A RECUPERAÇÃO?
A recuperação costuma ser bem rápida e seu pós operatório é semelhante ao de uma extração do terceiro molar.
Os resultados também podem ser vistos rapidamente. Em aproximadamente 20 dias já é possível conferir as mudanças. Já a remodelação total acontece em torno de 90 dias, ou seja, trata-se de uma mudança gradual.
O repouso absoluto é recomendado nos dois primeiros dias e o paciente não deve fazer esforço físico na semana pós-cirurgia. Além disso, é preciso seguir o uso dos medicamentos prescritos, sendo eles: antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos.
Também é preciso ter atenção redobrada com a higiene bucal, para evitar o risco de infecções.

PRECISO RETORNAR AO CONSULTÓRIO?
Sim. No retorno realizamos a remoção dos pontos e uma drenagem linfática pela fisioterapeuta do consultório, proporcionando uma remodelação e potencializando sua cicatrização. Com isso, evitamos o surgimento de seroma e fibrose.
A drenagem não está inclusa no orçamento da bichectomia, mas é indicado que o paciente realize sessões pós-operatórias, para obter um melhor resultado. Entre em contato e consulte os nossos valores!